PRIMEIRO ENCONTRO PEDAGÓGICO 2017: NOVOS DESAFIOS A SEREM SUPERADOS

SLIDE DE NOTICIAS
A Prefeitura Municipal de Presidente Médici através da Secretaria Municipal de Educação realizou na segunda, 06 de março, o Primeiro Encontro Pedagógico 2017, na Escola Unidade Integrada Municipal Santa Teresa.
O evento foi direcionado para coordenadores, diretores e professores da Rede Municipal de Ensino da cidade, e reuniu cerca de 130 profissionais da Rede Municipal de Ensino, tendo como objetivo discutir, planejar e encaminhar coletivamente as ações pedagógicas e administrativas tendo em vista a organização das atividades escolares para o início do ano letivo.
O ponto alto da Jornada Pedagógica foi a palestra sobre Educação Especial Inclusiva, do professor Antônio Gomes Filho, especialista em Educação inclusiva do Instituto de Educação Especial Básica e Superior do Maranhão - IESBEMA, que discutiu sobre “Neurociência”, tendo como público alvo, diretores, coordenadores pedagógicos, especialistas, atendentes, estagiários e todos os professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II. Em sua exposição, foram abordados alguns conceitos psicopedagógicos como: aprendizagem, dificuldades de aprendizagem, distúrbios de aprendizagem, transtornos de aprendizagem e pilares da aprendizagem. 
Na ocasião, os Secretários Municipais da gestão atual na pessoa da Prefeita Ilvane Freire Pinho, puderam conhecer os Diretores das Escolas e Creches localizadas no Município. Além de acompanhar as palestras sobre os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria, os participantes apresentaram propostas para melhorias em questões de Saúde Pública, como combate à dengue, prevenção à violência e gravidez na adolescência. 
Durante as falas, os Agentes de Endemias, que apreciaram o evento, aproveitaram para fazer um apelo aos convidados presentes no combate ao mosquito Aedes Aegypti e também reforçaram a necessidade de amplo esforço coletivo, com a participação do Poder Público Federal, Estadual e Municipal, além da mobilização da sociedade no combate ao mosquito.
Foram expostos os serviços e programas oferecidos pela Secretaria de Saúde do Município e na ocasião o Secretário de Saúde, o Fisioterapeuta Gil Layon apresentou parte do trabalho desenvolvido pela sua gestão como Secretário e firmou uma aliança entre as duas secretarias (Saúde e Educação) com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados aos moradores de Presidente Médici. 
Em um determinado momento da cerimônia o Sr. Francisco Magalhães Pereira, Secretário de Agricultura expõe sua visão como profissional: “Ter a Educação como parceira, na Agricultura é fundamental, pois acredito que a Educação seja um veículo ideal para levar conhecimento, e metodologias de uma agricultura sustentável em nosso Município”.
Em sua oratória o Secretário de Agricultura fez uma indicação de leitura, aos professores da rede de ensino do município, do livro “Educar Para a Sustentabilidade”, de Moacir Gadotti. Segundo o comentário do Secretário, no livro, o autor mostra estratégias e meios de como o docente pode usar a educação para transmitir valores de sustentabilidade.
Na oportunidade o Secretário de Administração o Sr. Francisco Otacílio Rodrigues Pinho, que também se fez presente na cerimônia, disponibilizou apoio total a Secretaria de Educação, e fez uma explanação sobre o levantamento da demanda dos recursos naturais que entram na escola (água, energia, materiais e alimentos), dos resíduos e da situação estrutural do edifício (instalações elétricas e hidráulicas).
 
A Prefeita Ilvane Freire Pinho saudou a todos os profissionais que participaram do evento enfatizando que a educação é um dos princípios, mais importante na vida de todo cidadão, sendo uma das prioridades de sua gestão. Ela afirmou também que não medirá esforços junto à sua equipe, para que o Município tenha de fato, uma educação de qualidade e com índices satisfatórios.
Ao final da cerimônia foi apresentado o Projeto “Música na Escola” para ser implantado ainda este ano pelo professor Cássio, de Maranhãozinho, segundo ele o “Projeto Música na Escola” surgiu da necessidade de oferecer às nossas crianças e jovens uma atividade que vá além do currículo e do âmbito Escolar.