AQCB representam Presidente Médici em evento do governo estadual voltado para a cultura do coco babaçu

A Associação das Quebradeiras de Coco Babaçu de Presidente Médici (AQCB), estiveram presentes nos últimos eventos do Governo do Estado voltados para as quebradeiras de coco do estado. No encontro, foram entregues kits irrigação e roçadeira pela Secretaria Estadual do Trabalho e Economia Solidária (Setres) e contou com a presença do vice-governador Carlos Brandão, que regeu evento de entrega dos kits. Durante os dias 21, 22 e 23 de fevereiro, as quebradeiras de coco puderam dialogar com membros do governo, deputados e entidades para se articularem e garantir acesso a melhorias nas condições de trabalho e comércio.

Na ocasião, as representantes das Quebradeiras de Coco da Associação Tatiana Oliveira dos Santos (presidenta) e Keliane Dias Leite (tesoureira) participaram de palestras e audiências. Uma das audiências foi com a Secretária da Mulher, Ana do Gás, que garantiu investimentos para a formação das quebradeiras através de cursos de áreas diversas, o intuito é de beneficiar a cultura do coco babaçu em seu máximo aproveitamento pelas associações do estado, seja na gastronomia ou na produção de produtos de higiene e cuidado pessoal.

Houve ainda, visita à agroindústria de beneficiamento do babaçu de Lago do Junco, COPPALJ (Cooperativa de Pequenos Produtores Agroextrativistas do Lado do Junco e Lago dos Rodrigues), que possibilitou o entendimento sobre como funcionam agroindústrias, suas necessidades e potencialidades.

Para a AQCB as reuniões e visitas foram essenciais para se discutir e debater sobre “as necessidades das mulheres quebradeiras de coco babaçu na produção e comércio dos produtos feitos com o babaçu e a qualificação dessas mulheres”, afirmam. A profissionalização e qualificação das mulheres quebradeiras de coco são de extrema importância para a economia regional por gerarem oportunidades de negócio, emprego e renda.

A AQCB está em fase de planejamento para a viabilização de uma agroindústria do babaçu na região e o apoio do governo do estado e da prefeitura se fizeram presentes e podem possibilitar a realização de projetos futuros para as quebradeiras da região. Os encontros também foram essenciais para uma futura articulação da AQCB  com o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), que tem por intuito apoiar as atividades de extrativismo e beneficiamento do coco babaçu por parte de comunidades tradicionais.

É de extrema importância e relevância para as membras da AQCB o fortalecimento das cooperativas de coco babaçu na região. O beneficiamento do coco babaçu e a profissionalização das quebradeiras de coco são essenciais para uma economia agroecológica, solidária, preocupada com o meio ambiente e com o bem-estar das trabalhadoras e trabalhadores do babaçu.

Texto: Ana Paula Coelho