Dr. Caçula garante reajuste salarial de 33,24% dos professores municipais em 2022

No dia 25 de fevereiro, última sexta-feira, o prefeito Dr. Caçula Coelho se reuniu com os Professores Municipais e o núcleo municipal do SINPROESEMMA (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão) para discutir sobre o atual aumento salarial aprovado em janeiro pelo Governo Federal.

Na ocasião, o prefeito explicou sobre as condições salariais e anunciou um aumento de 33,24% do piso salarial dos professores para os profissionais de Nível I, seguindo a orientação nacional. Já para os profissionais de Nível III, que possuem licenciatura, maioria dos contratados, o aumento chega a 34,37%, aumento superior à orientação nacional. Como a categoria já recebia acima do piso, e em dia, o aumento significa também que a categoria continuará a receber acima do piso nacional, um sinal de valorização da classe por parte do município e de interesse na contínua melhora da educação.

Foi anunciado ainda, o descongelamento do quinquênio, que retornará a ser calculado a partir de 5% do salário base, antes esse cálculo estava congelado e era pago um valor fixo sem levar em conta o salário base.

Os cálculos para o aumento salarial levam em conta um aumento na arrecadação municipal para 2022 de recursos voltados exclusivamente para a Educação. Isso graças ao intenso trabalho de busca ativa do município, o que aumentou o número de matriculados nas escolas.

Estavam presentes na reunião os vereadores Desenho, Domingos da Pensão e Raniere Corrêa, representando a Casa Legislativa de Presidente Médici. Além destes, o secretário de Finanças, João Coelho, esteve presente para explicar os impactos na receita municipal.

O reajuste representa o compromisso do município com os seus professores e, principalmente, com a melhora da educação. Cada melhora nos índices municipais de educação significa muito para o futuro e para o desenvolvimento do povo de Presidente Médici. O compromisso de escrever uma nova história segue firme!

Texto: Ana Paula Coelho