Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão chega à região do Paruá com polo de ensino em Presidente Médici

Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão está com edital aberto para formação de novas turmas em 2022. As inscrições começaram no dia 6 de dezembro e Presidente Médici é uma das cidades contempladas e oferecerá mais de cem vagas nos cursos licenciatura de Pedagogia, Geografia e Letras. Para se inscrever, o candidato precisa ter o Ensino Médio completo ou estar em fase de conclusão.

As inscrições poderão ser realizadas no site do Programa https://www.ensinar.uema.br/ entre os dias 6 de dezembro e 10 de janeiro de 2022. A taxa de inscrição é no valor de R$ 50 (cinquenta reais), candidatos de baixa renda poderão solicitar isenção de taxa no momento da inscrição no período de 6 a 12 de dezembro.

O processo adotará o sistema de reserva de vagas, além do universal, com 10% das vagas reservadas para candidatos negros e oriundos de comunidades indígenas, que tenha cursado o Ensino Médio em escola pública. Além dessas, 5% serão destinadas a candidatos com deficiência.

O Programa Ensinar da UEMA é dedicado à formação de professores no estado, capacitando profissionais de qualidade e suprindo as demandas por docentes nas escolas de ensino básico. É uma oportunidade para professores e alunos egressos do Ensino Médio cursarem o ensino superior próximos de sua localidade com a qualidade do ensino superior público.