Programa Mais Pecuária Brasil chega à Presidente Médici trazendo inovação e tecnologia para os produtores da região

A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento iniciou em janeiro deste ano a implementação do programa Mais Pecuária Brasil que tem o intuito de aumentar a produção de carne e leite através do melhoramento genético dos rebanhos do país. Através de incentivos aos produtores com insumos genéticos e acompanhamento do rebanho, o programa espera um aumento na produtividade e com isso um melhor desempenho do setor no mercado, principalmente de leite e carne.

O evento de apresentação aos proprietários ocorreu no dia 13 de janeiro e contou com a participação de Carolene Bertaco, médica veterinária da CONAFER (Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais), que explicou aos presentes todas as etapas do programa, as vantagens da participação do município e tirou dúvidas dos produtores que compareceram ao lançamento.

Em Presidente Médici, o programa irá atender pequenos e médios produtores com o fornecimento de sêmen melhorado geneticamente para a produção de rebanhos com um ciclo de desenvolvimento e produção menor que o habitual e com uma maior capacidade de produção de leite, por exemplo.

Os produtores interessados passarão, inicialmente, por uma visita à propriedade que será realizada com o intuito de avaliar se os pré-requisitos mínimos para participação serão atendidos. Os pré-requisitos são: garantia de alimentação adequada para o rebanho, bem como, boa estrutura e acesso. Atendendo a essas exigências, os produtores serão cadastrados e então os procedimentos de inseminação das vacas será iniciado pela equipe técnica da CONAFER.

O projeto terá duração de 4 anos e planeja a prenhez de 600 vacas por ano. Para o secretário adjunto da pasta, Maycon Pedrosa Cardoso, o programa poderá “proporcionar aos criadores do município o alcance de bons resultados na propriedade como: menor intervalo entre os partos das vacas, menor tempo de desmame, bezerros mais pesados e restabelecimento corporal das vacas em tempo bem mais curto.”

 

Texto: Ana Paula Coelho